O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, fez nesta quarta-feira (29) pela manhã um chamamento à população para que participe mais da política do país, que, segundo ele, vive um momento de revitalização do processo democrático. Tarso falou para uma platéia de agricultores do interior do país, durante a conferência inaugural do Salão Nacional dos Territórios Rurais. Ele proferiu palestra sobre o tema ?A importância da participação social nas políticas públicas?.
Segundo o ministro, tem havido uma espécie de encolhimento, de medo, de ausência das pessoas na cena pública. A imprensa brasileira, afirmou ele, contribuiu para despolitizar as últimas eleições e afastar as pessoas da política. Tarso cobrou mais participação popular no governo.
?A fórmula é mais democracia, não é menos democracia; é mais política, não é mais técnica; é mais participação, não é mais isolamento", comentou. "E se nós tivermos essa compreensão nós vamos efetivamente contribuir, na minha modesta opinião, para que nós possamos encaminhar o nosso país ao seu destino de nação".
Tarso afirmou ainda que o Estado democrático de direito enfrenta uma crise em todo o mundo e está imobilizado pela ?força normativa do capital financeiro?. ?Uma coisa é um sistema bancário em qualquer país viver, por exemplo, da dívida pública, e não do financiamento da produção. Essa é que é uma questão-chave que tem que mudar e aqui no Brasil está mudando processualmente?.