Tarso Genro diz que governo e sociedade discutirão sistema de TV e rádio digital

Porto Alegre – O ministro Tarso Genro, da Secretaria de Relações Institucionais, anunciou nesta sexta-feira (11) que o governo federal vai abrir canais permanentes de discussão com a sociedade ?para aperfeiçoar o decreto que regula o sistema de TV e rádio digital no Brasil?. Ao falar sobre os impactos da digitalização na vida do cidadão, ele acrescentou que a tecnologia japonesa ?é a que mais traz vantagens no momento e vai possibilitar a implantação de tecnologias e indústrias brasileiras".

Tarso Genro participou do seminário de TV e Rádio Digital, que discutiu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul os desafios políticos, tecnológicos e econômicos do setor.

Segundo o coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Celso Augusto Schröder, a retomada dos debates por parte do governo ?é um avanço nas discussões que até agora tiveram a tecnológica como eixo-central?. Na avaliação dele, é preciso discutir com a sociedade ?as formas de participação, as questões de conteúdo e as relações sócio-culturais, além dos sistemas de financiamento, da dimensão industrial e econômica que não tem sido considerada nos debates sobre o tema?.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Humana da Câmara Municipal de Porto Alegre, Carlos Todeschini, afirmou que ?o país fez uma opção por um sistema de TV e rádio digital e Porto Alegre recebeu importantes investimentos do governo federal?. Segundo o vereador, os investimentos abrem "inúmeras possibilidades para a implantação de micro-condutores, chips e tecnologia digital no estado e na capital, o que pode significar uma alavanca em termos de geração de renda e empregos?.

No primeiro painel do seminário, que debateu os impactos sócio-culturais, também participaram Roberto Cervo, presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), e o coordenador da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Clementino Lopes.

O segundo tema, Opções e potencialidades tecnológicas, foi debatido pelo diretor técnico do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Sérgio Bampi; por Takashi Tome, pesquisador do CPqD – empresa responsável pela gerência das pesquisas sobre o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), além de professores e especialistas da PUC e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O painel Impactos e perspectivas econômicas, que encerrou o encontro, contou com as presenças, entre outros, do presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Rui de Salles Cunha; do coordenador executivo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Marcos Pó; e do superintendente executivo da Associação Brasileira de Telecomunicações (TeleBrasil), César Rômulo Silveira Neto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo