O presidente do PT, Tarso Genro, caracterizou como "madura e responsável" a atitude do ex-secretário-geral Silvio Pereira de solicitar sua desfiliação do partido. Em nota publicada no site do PT e distribuída aos jornalistas pela assessoria de imprensa, Genro ressaltou ainda que Pereira "causou um grande dano ao Partido dos Trabalhadores".
"Nós desejamos que ele aproveite a experiência desse eventos negativos e se recupere plenamente para a sociedade e para a atividade política. A comprovação de que o ex-secretário Silvio Pereira tenha recebido um bem de grande valor de uma pessoa que provavelmente tivesse algum interesse no relacionamento que ele tinha com o partido e com o Estado justifica a atitude de pedido de desligamento do PT", informou Genro.
Assim como ocorre com o ex-tesoureiro Delúbio Soares, Pereira tornou-se alvo da Comissão de Ética do PT, instalada no início da semana. Segundo os termos do estatuto do partido, a avaliação da Comissão poderia levar até 60 dias, culminando ou não na desfiliação de Pereira.
Uma outra alternativa para este procedimento seria a utilização de uma via rápida, prevista pelo estatuto, que precisaria ser adotada pela Executiva Nacional do PT. Apesar de mais acelerado, este processo também levaria algum tempo, já que a Executiva teria de convocar uma reunião e aguardar um prazo de dez dias para remeter seu parecer ao Diretório da legenda.
Tarso Genro deve chegar a São Paulo por volta das 16h30 da tarde de hoje e se dirigir à sede do Diretório Nacional do PT, segundo informações da assessoria de imprensa.