São Paulo – O PT e o governo federal deram mais um passo em seus esforços para tentar manter o PMDB no palanque do presidente Lula nas próximas eleições. Na manhã de hoje, o ministro de Relações Institucionais Tarso Genro e o presidente do partido, deputado federal Ricardo Berzoini, se reuniram com o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, que vem trabalhando por uma candidatura própria no PMDB com foco no nome do ex-presidente Itamar Franco. O encontro, ocorrido no escritório de Quércia na capital paulista, foi realizado a pedido dos dois petistas.
Em nota divulgada no site do PT, Berzoini afirmou que a conversa "foi muito boa" e caracterizou o PMDB como "um parceiro fundamental para as votações que ocorrerão este ano no Congresso". "É importante ter o apoio do Quércia, que é uma liderança do partido", afirmou Berzoini, na nota. Ele também ressaltou que o PMDB "poderá ou não se coligar nacionalmente com o PT", apontando também que o partido poderá ser um parceiro importante em um projeto de programa com foco na federalização do desenvolvimento e na expansão do potencial de desenvolvimento do país.
Ainda segundo a nota, Quércia teria explicitado questões que o PMDB ainda precisa solucionar internamente, mas teria visto com bons olhos a interlocução. Neste momento, Berzoini está em viagem pelo interior, em agendas pessoais, segundo informações do PT.