Tarso diz que obras do PAC vão começar neste semestre

As obras de infra-estrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) devem começar nos próximos meses. A afirmação é do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro que concedeu entrevista hoje (8) a emissoras de rádio de todo o país a partir do estúdio da Rádio Nacional de Brasília.

O presidente Lula quer que as obras programadas para este ano evidentemente comecem no primeiro semestre, e algumas já estão em andamento, declarou.

O ministro disse que o PAC é um projeto de desenvolvimento que retoma as funções públicas do Estado como um puxador do desenvolvimento, em que este assume a vanguarda e puxa atrás de si ações da iniciativa privada.

Sobre o papel a ser desempenhado pelo Estado no desenvolvimento, Tarso afirmou que este intervém na economia de diversas formas, e em todos os países. Existe uma balela de economistas que diz que o Estado não tem funções públicas para promover o desenvolvimento econômico, que apenas tem que criar marcos regulatórios para a iniciativa privada funcionar, e se recolher. Não é verdade.

Segundo o ministro, o PAC será a resposta do governo Lula questão do crescimento e da distribuição de renda. A visão do PAC é crescer com distribuição de renda, e por isso também integrar a questão do desenvolvimento econômico, material, da infra-estrutura com o desenvolvimento social.

O ministro informou que na próxima terça-feira haverá uma reunião do Conselho Político de Coalizão, em que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai apresentar as linhas de desenvolvimento econômico previstas no PAC.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo