Tarifas de telefonia fixa já estão mais caras

As tarifas de telefonia fixa estão mais caras a partir de hoje. O aumento é referente à segunda parcela do reajuste de 8,7% negociado entre as concessionárias e o governo, depois que a Justiça determinou que o aumento de 2003 voltasse a ser calculado pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI).

A primeira parcela, de 3,13%, entrou em vigor em setembro. Em agosto, a tarifa já havia sido reajustada em 6,89%, aumento anual autorizado pela reguladora do setor, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O aumento de novembro, de 5,5 pontos percentuais, é uma cota extra relativa à reposição a que as concessionárias têm direito depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou a liminar que determinou a aplicação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em julho. Com isso, as empresas garantiram o direito de repor suas tarifas, conforme já estabeleciam os contratos de concessão de 2003.

A habilitação do telefone foi o item com maior alta na cesta de serviços, 12,25%, nesta segunda etapa. O pulso da ligação e a assinatura básica tiveram aumento de 3%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo