Dois meses depois da criação da tarifa domingueira, os ônibus da cidade ganharam um novo público fiel que está aproveitando para passear quase pela metade do preço. Cada domingo tem registrado cerca de 100 mil passageiros pagantes acima da média nas linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT). É como se a população inteira de cidades como Araucária ou Apucarana pegasse ônibus todo domingo, por causa da passagem mais barata.

continua após a publicidade

O movimento nos ônibus deixa claro que o curitibano aprovou a domingueira. "As pessoas mais humildes são as mais beneficiadas", afirma o prefeito Beto Richa. "O dinheiro para o transporte durante a semana normalmente é custeado pelos empregadores, mas no final de semana o trabalhador tem que gastar do próprio bolso se quiser passear. Com a tarifa especial, as famílias de menor renda têm a chance de aproveitar o domingo para o lazer e o convívio social", diz Richa.

A passagem de ônibus a R$ 1 foi implantada pelo prefeito em janeiro e vale para as 385 linhas da rede integrada. A idéia já despertou o interesse de capitais como São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis e de cidades do interior paranaense como Londrina e Maringá.

Beto Richa já foi procurado por prefeitos e técnicos destes municípios para detalhar o projeto de cortar quase pela metade o valor da passagem de ônibus nos domingos. "Foi um incentivo à convivência familiar, ao lazer e ao esporte nos nossos parques e até mesmo ao comércio nas ruas e nos shoppings", explica o prefeito. Para muitos comerciantes, depois da nova tarifa, o domingo virou "dia útil".

continua após a publicidade

O proprietário da Revistaria Santos, na praça Rui Barbosa, Eduardo Oliveira dos Santos, ainda está se acostumando com o novo movimento. "A praça fica cheia de gente que desce dos ônibus. Nem parece domingo. Vendo praticamente o mesmo que num dia normal", disse Santos.

Depois dos resultados positivos, o prefeito tem certeza: a domingueira veio para ficar. O aumento no volume de passageiros pagantes nos ônibus tem variado entre 30% e 40% nos domingos, em comparação com as médias registradas no ano passado. "Conseguimos atrair passageiros que estão aproveitando melhor nosso transporte e nossa cidade", diz Beto Richa.

continua após a publicidade