Com o mote ?Produtividade com sustentabilidade social, econômica e ambiental?, o município de Alvorada do Sul realiza dia 14 de fevereiro a 5ª edição anual da Tarde de Campo de Cultivares Convencionais e Tecnologias para Soja, na Fazenda Santa Verinha, bairro Itaúna, das 13:00h às 17:00h.
Destinado aos produtores de soja, técnicos, lideranças e autoridades que fazem parte da área de Programação Integrada do Basalto da Emater, o evento espera a presença de 300 participantes, em especial dos municípios de Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis e Alvorada do Sul.
Segundo o extensionista Reinaldo Neris dos Santos, a região que compreende os quatro municípios tem características determinantes que exigem adoção de tecnologias apropriadas para aumentar a produtividade em função do solo basalto e a permanência dos agricultores familiares na atividade.
?Nesta safra 2006/2007 são 2,1 mil produtores cultivando 75,2 mil hectares, com expectativa de produtividade média de 2,9 mil quilos por hectare. Isso mostra o potencial de elevar a produtividade dessa microrregião, desde que sejam adotados cultivares adaptadas e atenção nos custos de produção pela adoção de tecnologias adequadas?, assegura Neris.
A metodologia da tarde de campo utilizada pela Emater visa também envolver a imprensa na disseminação do conhecimento técnico e promover a integração de autoridades e lideranças do setor, para contribuir na sustentabilidade, com resultados econômicas, sociais e ambientais na produção de grãos no basalto.