Comida irlandesa? Pare com isso. Invariavelmente essa é a primeira reação quando se toca no assunto. Come-se muito mal por lá ? é o que costumamos ouvir. Tanto quanto na Inglaterra ? completa alguém, lembrando que somente agora, com a ascensão de alguns jovens e revolucionários chefs o país começa a ganhar espaço nos mais importantes guias gastronômicos internacionais.

continua após a publicidade

Comida irlandesa? A mais conhecida delas é o Irish Stew, o tradicional cozido de carne e batata que não sai da mesa. Há quem também possa se lembrar do Irish Coffee, a bebida quente combinando uísque, café e creme de leite e que é difundida no mundo inteiro.

Mas tem mais, muito mais. Talvez não com a alquimia dos franceses ou a variedade dos italianos, mas o irlandês bem que sabe se virar. Especialmente nos pubs, que é onde todos ? de todas as idades – se encontram nos momentos de folga. Para beber alguns goles de Jameson (o delicioso uísque irlandês) ou alguns tantos copos da Guinness, a encorpada cerveja preta que é um orgulho de qualquer irlandês.

Mas quem vai ao pub também come. E se diverte com isso. Por isso, a cozinha dos pubs irlandeses é rica em variações, com algumas sugestões incríveis para quem poderia imaginar serem pobres de imaginação seus cozinheiros. Vá a um deles e confira. Muito longe? Nem tanto assim, pois agora existe um em Curitiba, que nada deve a qualquer outro de lá. Mesmo porque o dono é irlandês, que trouxe os móveis e utensílios todos de seu país, além do espírito da coisa, as comidas, as bebidas, a música celta ao vivo e tudo o mais que se possa conceber. Chama-se Sláinte (pronuncia-se Slontcha), que tem o mesmo significado de cheers, prost, salud ou qualquer outra forma de se brindar.

Davey e Simone White, os proprietários da Sláinte.
continua após a publicidade

A casa está aberta desde setembro, com clientela cativa e muito movimento diário e já bateu o recorde sul-americano de venda da Guinness (26 barris em apenas 19 dias). Pertence ao irlandês Davey White e à sua esposa brasileira Simone, que se conheceram em Nova York, quando moravam e trabalhavam por lá. O pai de Davey possuía um pub na Irlanda e quando ele faleceu o casal decidiu abrir um no Brasil. Trouxeram todos os móveis de lá. Vieram dois contêineres repletos de móveis como bancos de igreja, lustres, estantes, fogões e fotos originais, que hoje compõem o Sláinte. O pub curitibano segue algumas das mais antigas tradições da Irlanda. Oferece jogo de dardos aos clientes, cozinha típica, técnica especial para servir cerveja, dentre outros. É o único estabelecimento do Sul do Brasil a possuir uma fachada da Guinness.

Irlandesa de Cornélio

Uma das razões de o casal White se estabelecer no Brasil foi para Simone poder estar mais próxima da mãe. Bem mais próxima do que se poderia imaginar, diga-se. Dona Jandyra Guerra é a chef Dilla, responsável por todos os pratos da casa. A chef de cozinha tem 75 anos, é paranaense de Cornélio Procópio e passou dois meses na Irlanda convivendo diariamente em volta do fogão com a mãe de Davey e aprendendo tudo da culinária daquele país. Só por mímica e sensibilidade, pois uma não fala inglês e a outra nada de português. Mas o sabor da comida…

continua após a publicidade

Dilla dá duro diariamente. Entra às 14h e só sai à meia noite, quando tudo está resolvido e seu pessoal pode tocar o restante da noite sem ela. Atravessa a rua, entra em casa e vai dormir, recuperar energia para o dia seguinte.

O carro chefe da cozinha do Sláinte é o King of the Sláinte fish and chips (filé de peixe coberto com molho de cerveja, frito e servido com batatas fritas, repolho e molho tártaro irlandês) ? fish and chips é praticamente uma instituição no Reino Unido. Outro destaque surpreende: o Grandma Ds Shanrock balls é um surpreendente nhoque irlandês: bolinhas de batata recheada, com queijo, molho vermelho e creme de espinafre gratinado e veio da tradição da família de Davey White que Dilla incorporou ao cardápio.

Querem uma refeição irlandesa completa para fazer em casa? Dilla propõe de entrada uma Sláinte Salad, combina alface, queijo gorgonzola, maçã e pêra, com nozes salpicadas em cima. O prato principal é uma Homemade Sheperd´s Pie, das mais caseiras (como diz o nome) comidas que existem por lá e que é uma torta de batatas com recheio de carne, quase como a nossa madalena. Para a sobremesa, Apple Crumble Pie, a torta de maçã em massa folhada impossível de se resistir.

Há mais, muito mais, e o cardápio completo (comidas, petiscos e bebidas) está no site da casa. Para beber, além de destilados diversos, o Sláinte oferece diversas opções de cervejas importadas, como Guinness, Newscastle, Old Speckled, Eisenbahn, Kronenberg, Heineken e Stella Artois, dentro outras, inclusive uma que se chama Sláinte.

E nada mais adianta dizer. Melhor ir conferir ao vivo, que é certeza de prazer.

Serviço

Sláinte Irish Pub
Rua Presidente Taunay, 435. Entre as ruas Carlos de Carvalho e Vicente Machado.
Funciona de segunda a sábado, das 17h00 às 02h30.
Telefone: (41) 3026-8701
www.slainteirishpub.com.br

Sláinte Salad

Por Jandira ?Dilla? Guerra, chef do Sláinte Irish Pub

Ingredientes:

5 folhas grandes de alface americana

50 g de queijo gorgonzola

nozes

1 maçã argentina

1 pêra

Modo de preparo:

Corte a maçã argentina e a pêra em tiras, sem tirar a casca.

Corte o queijo gorgonzola em pedaços pequenos e pique as nozes.

Corte a alface americana em tiras.

Utilize um prato grande para arrumar os ingredientes. Coloque as tiras de maçã de um lado do prato e as pêras do outro. No meio, ponha a alface americana. Ao lado da alface, dos dois lados, coloque os pedaços de queijo gorgonzola e, por cima de todo o prato, jogue as nozes picadas.

Rendimento: 2 porções.

Homemade Sheperd´s Pie

Por Jandira ?Dilla? Guerra, chef do Sláinte Irish Pub

Ingredientes:

150g de carne moída

1 ½ batata

1 colher (sobremesa) de manteiga

4 colheres (sopa) de leite

sal

1 cenoura

ervilha fresca

queijo ralado

1/3 alho

½ cebola

1 tomate

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Frite a carne moída no azeite por aproximadamente 10 minutos.

Amasse a batata e misture com o leite e a manteiga até formar um purê.

Corte em pedaços pequenos a cenoura, a cebola e o tomate sem pele e junte com as ervilhas frescas, a pimenta-do-reino e o alho picado.

Refogue os legumes na manteiga.

Arrume em um recipiente pequeno a carne, em seguida os legumes e por cima o purê de batata (cobrindo tudo). Para enfeitar, coloque mais alguns pedaços de legumes e o queijo ralado e ponha no forno para gratinar por aproximadamente 5 minutos.

Rendimento: 2 porções.

Apple Crumble Pie

Por Jandira ?Dilla? Guerra, chef do Sláinte Irish Pub

Ingredientes:

50 g de massa folhada (compra-se pronta)

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

leite

4 gemas

1 colher (sobremesa) de manteiga

1 maçã argentina

suco de uma laranja

açúcar

Para o creme suíço

Misture o leite condensado, o leite (a mesma medida da lata de leite condensado), as gemas e a manteiga. Leve ao fogo para engrossar por aproximadamente 10 minutos. Tire do fogo e adicione uma lata de creme de leite sem soro. Deixar esfriar.

Para a apple crumble pie

Coloque o creme suíço em cima da massa folhada. Corte 3 tiras da maçã e coloque em cima do creme. Misture ao fogo o suco de laranja e o açúcar a gosto, até formar uma calda (não muito grossa). Jogue a calda em cima das maçãs. Ao lado da apple pie coloque uma bola de sorvete de creme. Para enfeitar, sementes de papoula por cima.

Rendimento: 4 porções.