Comida irlandesa? A mais conhecida delas é o Irish Stew, o tradicional cozido de carne e batata que não sai da mesa. Há quem também possa se lembrar do Irish Coffee, a bebida quente combinando uísque, café e creme de leite e que é difundida no mundo inteiro.
Mas quem vai ao pub também come. E se diverte com isso. Por isso, a cozinha dos pubs irlandeses é rica em variações, com algumas sugestões incríveis para quem poderia imaginar serem pobres de imaginação seus cozinheiros. Vá a um deles e confira. Muito longe? Nem tanto assim, pois agora existe um em Curitiba, que nada deve a qualquer outro de lá. Mesmo porque o dono é irlandês, que trouxe os móveis e utensílios todos de seu país, além do espírito da coisa, as comidas, as bebidas, a música celta ao vivo e tudo o mais que se possa conceber. Chama-se Sláinte (pronuncia-se Slontcha), que tem o mesmo significado de cheers, prost, salud ou qualquer outra forma de se brindar.
Davey e Simone White, os proprietários da Sláinte. |
A casa está aberta desde setembro, com clientela cativa e muito movimento diário e já bateu o recorde sul-americano de venda da Guinness (26 barris em apenas 19 dias). Pertence ao irlandês Davey White e à sua esposa brasileira Simone, que se conheceram em Nova York, quando moravam e trabalhavam por lá. O pai de Davey possuía um pub na Irlanda e quando ele faleceu o casal decidiu abrir um no Brasil. Trouxeram todos os móveis de lá. Vieram dois contêineres repletos de móveis como bancos de igreja, lustres, estantes, fogões e fotos originais, que hoje compõem o Sláinte. O pub curitibano segue algumas das mais antigas tradições da Irlanda. Oferece jogo de dardos aos clientes, cozinha típica, técnica especial para servir cerveja, dentre outros. É o único estabelecimento do Sul do Brasil a possuir uma fachada da Guinness.
Irlandesa de Cornélio
Dilla dá duro diariamente. Entra às 14h e só sai à meia noite, quando tudo está resolvido e seu pessoal pode tocar o restante da noite sem ela. Atravessa a rua, entra em casa e vai dormir, recuperar energia para o dia seguinte.
O carro chefe da cozinha do Sláinte é o King of the Sláinte fish and chips (filé de peixe coberto com molho de cerveja, frito e servido com batatas fritas, repolho e molho tártaro irlandês) ? fish and chips é praticamente uma instituição no Reino Unido. Outro destaque surpreende: o Grandma Ds Shanrock balls é um surpreendente nhoque irlandês: bolinhas de batata recheada, com queijo, molho vermelho e creme de espinafre gratinado e veio da tradição da família de Davey White que Dilla incorporou ao cardápio.
Há mais, muito mais, e o cardápio completo (comidas, petiscos e bebidas) está no site da casa. Para beber, além de destilados diversos, o Sláinte oferece diversas opções de cervejas importadas, como Guinness, Newscastle, Old Speckled, Eisenbahn, Kronenberg, Heineken e Stella Artois, dentro outras, inclusive uma que se chama Sláinte.
E nada mais adianta dizer. Melhor ir conferir ao vivo, que é certeza de prazer.
Serviço
Sláinte Irish Pub
Rua Presidente Taunay, 435. Entre as ruas Carlos de Carvalho e Vicente Machado.
Funciona de segunda a sábado, das 17h00 às 02h30.
Telefone: (41) 3026-8701
www.slainteirishpub.com.br
Sláinte Salad
Por Jandira ?Dilla? Guerra, chef do Sláinte Irish Pub
Ingredientes:
5 folhas grandes de alface americana
50 g de queijo gorgonzola
nozes
1 maçã argentina
1 pêra
Corte a maçã argentina e a pêra em tiras, sem tirar a casca.
Corte o queijo gorgonzola em pedaços pequenos e pique as nozes.
Corte a alface americana em tiras.
Utilize um prato grande para arrumar os ingredientes. Coloque as tiras de maçã de um lado do prato e as pêras do outro. No meio, ponha a alface americana. Ao lado da alface, dos dois lados, coloque os pedaços de queijo gorgonzola e, por cima de todo o prato, jogue as nozes picadas.
Rendimento: 2 porções.
Homemade Sheperd´s Pie
Por Jandira ?Dilla? Guerra, chef do Sláinte Irish Pub
Ingredientes:
150g de carne moída
1 ½ batata
1 colher (sobremesa) de manteiga
4 colheres (sopa) de leite
sal
1 cenoura
ervilha fresca
queijo ralado
1/3 alho
½ cebola
1 tomate
Pimenta-do-reino a gosto
Frite a carne moída no azeite por aproximadamente 10 minutos.
Amasse a batata e misture com o leite e a manteiga até formar um purê.
Corte em pedaços pequenos a cenoura, a cebola e o tomate sem pele e junte com as ervilhas frescas, a pimenta-do-reino e o alho picado.
Refogue os legumes na manteiga.
Arrume em um recipiente pequeno a carne, em seguida os legumes e por cima o purê de batata (cobrindo tudo). Para enfeitar, coloque mais alguns pedaços de legumes e o queijo ralado e ponha no forno para gratinar por aproximadamente 5 minutos.
Rendimento: 2 porções.
Apple Crumble Pie
Por Jandira ?Dilla? Guerra, chef do Sláinte Irish Pub
Ingredientes:
50 g de massa folhada (compra-se pronta)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
leite
4 gemas
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 maçã argentina
suco de uma laranja
açúcar
Misture o leite condensado, o leite (a mesma medida da lata de leite condensado), as gemas e a manteiga. Leve ao fogo para engrossar por aproximadamente 10 minutos. Tire do fogo e adicione uma lata de creme de leite sem soro. Deixar esfriar.
Para a apple crumble pie
Coloque o creme suíço em cima da massa folhada. Corte 3 tiras da maçã e coloque em cima do creme. Misture ao fogo o suco de laranja e o açúcar a gosto, até formar uma calda (não muito grossa). Jogue a calda em cima das maçãs. Ao lado da apple pie coloque uma bola de sorvete de creme. Para enfeitar, sementes de papoula por cima.
Rendimento: 4 porções.