A companhia aérea TAM anuncia nesta sexta sua terceira parceria internacional em menos de um mês. Depois da portuguesa TAP e da chilena LAN, a maior companhia aérea brasileira firma acordo bilateral com a americana United Airlines. O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou, no Rio, que a recente compra da Varig pela Gol não mudou sua estratégia, mas acelerou os planos.
O executivo contou que o acordo de compartilhamento de assentos (code share) com a TAP vai ser efetivado a partir de julho, quando as duas companhias intensificarão a ligação de Portugal com as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Nesta última, a companhia estatal portuguesa vai começar a operar um vôo entre Lisboa e Brasília.
Já o acordo com a LAN, disse, deverá ser plenamente desenvolvido dentro de 90 dias, prazo em que a padronização dos sistemas de ambas as companhias e as malhas aéreas deverão ser integrados. Em setembro, a TAM pretende operar um vôo diário para Caracas, partindo de São Paulo. Ainda na América do Sul, a companhia brasileira faz planos de oferecer uma freqüência entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e Montevidéu, no Uruguai, dentro de seis meses.