A Suzuki vai deixar de importar e comercializar os carros da marca japonesa no Brasil. Segundo a empresa, a decisão foi motivada pela desvalorização do real e a conseqüente perda de competitividade comercial. ??Temos muitos consumidores no Brasil. Por isso, relutamos muito para decidir pelo encerramento de nossos negócios no país??, diz o presidente da Suzuki no Brasil, Toshio Ozawa. Segundo ele, a forte desvalorização do real ocasionou um insustentável aumento nos custos.
Para dar continuidade ao atendimento a seus consumidores, a Suzuki informou que manterá a assistência técnica aos usuários de automóveis da marca, e que vai garantir o fornecimento de peças originais de reposição.
A importação dos veículos da marca começou em 1991. Segundo Ozawa, a receptividade à marca foi imediata, principalmente do utilitário esportivo Vitara e Grand Vitara. Em 1997, auge das vendas, foram comercializados mais de 4.000 carros da marca. Em 2000, visando fortalecer sua oferta, a Suzuki trouxe o XL7, utilitário esportivo de maior porte, e o Ignis, voltado ao público mais jovem.