O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou que os medicamentos utilizados pelos fumantes para abandonar o tabagismo estarão disponíveis nos próximos meses no Sistema Único de Saúde (SUS), nos 900 centros de atendimento aos dependentes espalhados pelo país.
Os fumantes terão acesso a antidepressivos, gomas de mascar com nicotina e também adesivos de pele. "O antidepressivo já está disponível, já temos um milhão de comprimidos adquiridos. Nos próximos dias vamos adquirir mais 800 mil, é coisa de dias para que estejam à disposição. A goma de mascar e o adesivo de pele estão dependendo da conclusão de um pregão, que deve acontecer nos próximos dias e aí nós ficamos dependendo unicamente da entrega desses insumos. Acreditamos que seja no segundo semestre", afirmou o ministro.
O ministro fez as declarações após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em que defendeu a aprovação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Sobre a legalização da maconha, Costa voltou a defender a descriminalização do usuário. "Nós entendemos que quem consome não pode ter o mesmo tipo de tratamento que um traficante, que é de fato um criminoso. Se é um dependente, precisa ser tratado como alguém que requer atenção médica".