Supremo Tribunal Federal nega recurso de Janene

O Supremo Tribunal Federal negou recurso do deputado licenciado José Janene (PP-PR) que pedia o reconhecimento ao direito de aposentadoria por invalidez e a extinção do processo por quebra de decoro parlamentar instaurado contra ele no Conselho de Ética da Câmara.

O deputado contestava decisão da Mesa Diretora da Câmara que, acatando decisão da Comissão de Constituição e Cidadania da Casa, determinou a suspensão da análise do pedido de aposentadoria até que o processo por quebra de decoro parlamentar contra ele fosse julgado. O deputado alegava que o processo contra ele deveria ser suspenso até que seu pedido de aposentadoria fosse julgado.

De acordo com nota do STF, o ministro Gilmar Mendes, relator do Mandado de Segurança, entendeu que a suspensão da análise do pedido de aposentadoria por invalidez não impede a concessão do benefício.

O processo contra Janene ainda precisa ser julgado no plenário da Câmara. Ele é o último dos acusados de envolvimento no esquema de pagamento de mesadas a parlamentares, o ?mensalão?. Ele é acusado de ter recebido R$ 4 milhões do esquema. De licença médica desde setembro do ano passado, por sofrer de cardiopatia grave, ele tentou mas ainda não conseguiu sua aposentadoria por invalidez.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo