A ilha do Superagüi, que na língua tupi significa “Rainha dos Peixes”, faz parte do Parque Nacional do Superagüi, que também compreende as ilhas do Pinheiro, do Pinheirinho, das Peças, e uma parte do continente chamada Vale dos Patos. Considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a ilha é um dos locais mais bonitos do litoral paranaense.

continua após a publicidade

A maior atração da Ilha de Superagüi é a Praia Deserta, que possui 38 km de praias virgens que podem ser apreciadas em caminhadas a pé (4 a 7 horas) ou de bicicleta. É possível ver também, na Ilha do Pinheiro, a revoada dos papagaios-da-cara-roxa que ocorre ao entardecer e ao amanhecer. Também são encontrados vários sambaquis, testemunhos da primeira civilização brasileira. A paisagem formada pelas áreas de manguezais e pela Floresta Atlântica, banhadas pelas águas do estuário e do Oceano Atlântico, é de beleza única.

Existem em Superagüi algumas pousadas, todas bem rústicas, porém as vagas são poucas e o ideal é fazer reserva por telefone.

História

continua após a publicidade

Em meados do século passado, o sul do País era pontilhado de colônias de imigrantes europeus. Atraído por isso, o cônsul suíço no Rio de Janeiro, Perret Gentil, estabeleceu em 1852 uma das primeiras colônias européias no Estado do Paraná, na Ilha do Superagüi, inicialmente com 15 famílias. Entre eles se destacou o professor e pintor suíço William Michaud, que fez muitos desenhos e aquarelas demonstrando profundo conhecimento dos costumes e paisagens da Ilha do Superagüi. Fatores climáticos adversos e o isolamento contribuíram para que a colônia parasse de crescer no final do século passado. Certas ruínas no meio da mata, os sobrenomes de alguns pescadores e o típico físico europeu lembram essa época.

Dica

continua após a publicidade

Para chegar à Ilha do Superagüi o ideal é pegar um barco em Paranaguá. O acesso terrestre a Guaraqueçaba está em más condições de conservação, portanto não vale a pena se aventurar, a não ser que você queira uma aventura no estilo off-road e tem um veículo próprio para isso.

Informações:

Estação Náutica de Paranaguá

(41) 3425-4542

Secretaria de Turismo de Guaraqueçaba

(41) 3482-1561

www.guaraquecaba.gestour.com.br