Foto por: Aris Messinis
A classificação da seleção da Coreia do Sul para as oitavas de final da Copa do Mundo representará um ganho de 3,6 bilhões de dólares (2,93 bilhões de euros) para a economia do país asiático, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira.
“Chegar às oitavas de final do Mundial não apenas eleva o status internacional, mas traz consigo também benefícios econômicos”, segundo o documento formulado pelo Instituto de Pesquisas Hyundai, que estima em 4,3 trilhões de wons sul-coreanos (3,6 bilhões de dólares) os ganhos.
A seleção da Coreia do Sul conquistou a sua classificação para as oitavas de final do Mundial na terça-feira depois de um empate em 2-2 com a Nigéria, pela terceira rodada do grupo B do torneio.
Os ganhos diretos incluem 735 bilhões de wons sul-coreanos pelo aumento do consumo de refrigerantes, comida e bebidas alcoólicas, de acordo com o Instituto de Pesquisas Hyundai.
Quando a esse valor são somados outras receitas geradas pelo aumento da produção ligado a esse consumo, o total do impacto direto representa mais de 1,3 trilhão de wons sul-coreanos.
Em relação aos ganhos indiretos, o que inclui a venda da imagem do país no mundo graças à exposição midiática, gerará uma quantidade estimada em três trilhões de wons, segundo a instituição.
“O que é mais importante que os benefícios econômicos é que a classificação para as oitavas de final ajudará a melhorar o orgulho nacional e a confiança, dando uma oportunidade para a integração nacional”, indicou o informou.
O jornal sul-coreano Times resumiu a situação com a manchete “Coreia do Sul faz história”.
