Suíço pode pegar 75 anos por insulto a rei tailandês

Um suíço acusado de insultar a monarquia tailandesa com pichações de diversos retratos do rei Bhumibol Adulyadej declarou-se culpado hoje e corre o risco de ser condenado a até 75 anos de prisão. Oliver Rudolf Jufer, de 57 anos, foi flagrado por câmeras de vigilância pichando diversos retratos do rei Bhumibol em Chiang Mai, no norte da Tailândia, informou a polícia local.

O incidente ocorreu em 5 de dezembro do ano passado. O advogado de defesa do suíço alegou que ele estava embriagado no momento da pichação. Chiang Mai situa-se 570 quilômetros ao norte de Bangcoc, a capital tailandesa.

O ato de vandalismo coincidiu com o aniversário de 79 anos de Bhumibol, que foi celebrado em todo o país com orações e fogos de artifício. Bhumibol é o monarca há mais tempo no trono em todo o mundo e é venerado pelos tailandeses.

Jufer, que mora há mais de dez anos na Tailândia, não fez nenhum comentário quando entrou na corte com as pernas acorrentadas e trajando um uniforme penitenciário. O julgamento é fechado ao público. O juiz Chaikrit Devaplin informou que Jufer declarou-se culpado na audiência de hoje, reformando a declaração inicial de inocência feita em depoimento à polícia. A sentença está prevista para 29 de março.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo