“Sucesso no Iraque é possível, mas levará meses”, diz Bush

O presidente George W. Bush pediu nesta segunda-feira (19) aos americanos que tenham mais paciência em relação à guerra no Iraque, afirmando que o sucesso é possível, "mas levará meses, não dias ou semanas". A declaração foi feita no momento em que a oposição democrata no Congresso pressiona pelo fim da guerra, que entra agora em seu quinto ano.

A guerra tem durado mais tempo e custado mais do que as piores previsões iniciais da Casa Branca. No quarto aniversário, amanhã do início da invasão, Bush fez um pronunciamento pela TV para defender a continuidade do envolvimento americano no Iraque.

Segundo ele, seu plano de enviar mais 21.500 soldados para garantir a segurança em Bagdá e na problemática província de Anbar "necessitará de mais tempo para dar resultados". E acrescentou: "Haverá bons e maus dias na medida em que o plano de segurança é implementado".

Numa referência indireta a uma proposta do Partido Democrata para se estabelecer um cronograma de retirada das tropas americanas do país árabe, Bush estimou que "pode ser tentador olhar para os desafios no Iraque e concluir que a melhor opção é empacotar tudo e voltar para casa". "Isso pode ser satisfatório no curto prazo. Mas acredito que as conseqüências para a segurança dos EUA seriam devastadoras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo