STJD suspende técnico do Botafogo por 60 dias

O técnico do Botafogo, Cuca, foi suspenso nesta sexta-feira (1º) por 60 dias e o presidente do clube, Bebeto de Freitas, por 150 dias pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição é amena, já que o treinador poderia ter sido apenado com até 1.260 dias, e revoltou o advogado do Sindicato dos Árbitros, Francisco Vitor, presente à sessão.

Cuca foi denunciado em três artigos do Código Superior de Justiça Desportiva (CBJD): no nº 186, parágrafo 2º, por praticar ato hostil por fato ligado ao desporto contra o árbitro (pena entre 60 a 360 dias de suspensão); nº 188, por manifestar-se de forma hostil por fato ligado ao desporto (30 a 180 dias); e nº 274, por invadir local destinado à arbitragem (120 a 720 dias). Já o presidente do Botafogo foi julgado nos artigos nº 188 e 274.

De acordo com o juiz da partida, Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC), Cuca invadiu o campo, o agrediu verbalmente e ainda o pegou pelo braço. Já Bebeto de Freitas, teria entrado no vestiário dos juízes ao término do confronto em que o time carioca foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0, no Pacaembu, no dia 20 de agosto.

?Reconheço os erros que tive. Entrei no campo, mas foi somente um ou dois metros, porque no Pacaembu o banco de reservas é bem próximo ao campo. O Leão (Emerson, técnico do Corinthians), por exemplo, estava logo atrás de mim, praticamente do meu lado, mas não entrou em campo?, disse Cuca, durante seu depoimento. Em seguida, assegurou que não agrediu o juiz verbalmente.

As alegações de Cuca comoveram os auditores do tribunal que o condenaram a 60 dias, por unanimidade (três votos a zero), e somente no art. nº 186, parágrafo 2º, por ter segurado o árbitro com a mão. Na outras duas acusações, foi absolvido. Já o presidente do Botafogo recebeu as penas mínimas de seus artigos, que totalizou 150 dias.

?Punir com 120 dias, por invasão de campo, não acho que seja essa a intenção do legislador. As palavras (ofensas) proferidas, se é que foram, não são justificáveis, mas compreensíveis. Agora o puxão pelo braço é que excedeu?, disse o auditor-relator, Paulo César Salomão.

Ao conhecer as penas de Cuca e Bebeto de Freitas o advogado do Sindicato dos Árbitros demonstrou irritação. ?A benevolência em relação a técnico e jogadores existe, mas em relação aos juízes não. Foi aberto um precedente perigoso?, disse Francisco Vitor. ?Não vai demorar muito vai ter treinador entrando em campo, agredindo o árbitro e ficando por isso mesmo. Além do mais, dizer que o Cuca é um santinho é brincadeira?.

O Botafogo tem o direito de recorrer das sentenças ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se quiser, pode optar por pedir a conversão de metade das penas em prestação de serviços, como a doação de cestas básicas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo