O Palmeiras foi punido nesta sexta-feira (01) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelas pedras atiradas por sua torcida no gramado do Palestra Itália, no último domingo, quando perdeu para o Inter por 4 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. O clube terá que pagar multa de R$ 10 mil e ainda perdeu o mando de campo de uma partida.
A procuradoria do STJD também pediu a interdição do Estádio Palestra Itália por causa do incidente, mas o Palmeiras foi absolvido nesse caso. De qualquer maneira, os advogados do clube já avisaram que vão recorrer da punição aplicada pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD.
Ainda por causa do jogo do último domingo, dois jogadores foram condenados por terem sido expulsos de campo. O meia Juninho Paulista, do Palmeiras, e o lateral Elder Granja, do Inter.
Juninho seria julgado por agressão, o que poderia dar pena de até um ano de suspensão, mas a denúncia foi desclassificada. Assim, ele acabou condenado por quatro jogos por atitude contrária à disciplina. E, como tem atenuante por serviços prestados ao desporto (serviu a seleção brasileira e foi campeão mundial na Copa de 2002), ficou com uma pena de apenas três jogos.
Já Elder Granja foi condenado a uma suspensão de duas partidas pela expulsão no jogo contra o Palmeiras, quando se envolveu em confusão com Juninho e simulou uma agressão.