STJ mantém decisão de indenizar a Varig em R$ 3 bilhões

Brasília – A União e o Ministério Público Federal (MPF) sofreram uma derrota na ação em que a Varig já garantiu uma indenização de cerca de R$ 3 bilhões pelas alegadas perdas decorrentes do congelamento das tarifas aéreas entre 1985 e 1992 O ministro Castro Meira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não admitiu um recurso no qual a União contestava uma decisão anterior da Primeira Turma da Corte, favorável ao pagamento da indenização à empresa. Nos próximos dias, a Advocacia Geral da União (AGU) deverá recorrer da decisão ao próprio STJ. Em caso de insucesso e esgotados os recursos no STJ, a AGU levará a disputa para o Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão favorável à Varig e contestada pela União e pelo MPF foi tomada pelos ministros da 1ª Turma do STJ em dezembro de 2004. Na ocasião, eles resolveram determinar o pagamento da indenização à Varig, mas decidiram reduzir os honorários advocatícios.

No despacho mais recente a respeito dessa ação, o ministro Castro Meira não aceitou os argumentos da União e do MPF e disse que, quando o julgamento foi realizado, a 1ª Turma concluiu que não era mais possível discutir matéria nova no processo, que não foi alegada nas instâncias inferiores da Justiça.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo