Brasília – O inquérito que investiga as empresas de Marcos Valério já está novamente em posse da Polícia Federal. O empresário é sócio das agências SMP&P e DNA Publicidade, é apontado pelo deputado Roberto Jefferson como o responsável pelo pagamento de mesadas a parlamentares. Valério também reconheceu empréstimos ao Partido dos Trabalhadores.

continua após a publicidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, acolheu nesta terça-feira o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para o encaminhamento do inquérito, que chegou à PF no início da noite e está sendo analisado pelo delegado responsável pelas investigações, Luiz Flavio Zampronha.

Apesar de ter a posse dos documentos, a polícia não tem autonomia nas investigações. De acordo com a assessoria do STF, a Polícia Federal irá cumprir mandados pedidos pelo Supremo, como busca e apreensão ou quebras de sigilo.

O inquérito, aberto pela Polícia Federal para investigar o caso, foi retido pelo juiz Jorge Macedo, da 4ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, no último dia 8. E, no dia 19, o juiz decidiu enviar o inquérito ao Supremo Tribunal Federal, paralisando as investigações policiais.

continua após a publicidade