Negociador do PMDB junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) tornou-se réu em uma ação criminal aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O plenário do STF recebeu nesta sexta-feira (10) uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o parlamentar. Jader Barbalho é acusado de envolvimento com desvio de recursos públicos no processo de desapropriação do imóvel rural Vila Amazônia por meio da supervalorização da indenização.
O Ministério Público Federal suspeita que foi praticado o crime de peculato. A desapropriação ocorreu em 1988, quando o deputado era ministro da reforma agrária. As terras, situadas no município de Parintins, no Estado de Amazonas, seriam usadas na reforma agrária.
De acordo com informações divulgadas pelo STF, a indenização foi estipulada em CZ$ 7.543.426,45. Mas os proprietários recusaram a avaliação e propuseram um acordo no valor de CZ$ 313.120.000,00. O então secretário de assuntos funcionários, Antônio César Pinho Brasil, concluiu que o valor era justo. O acordo foi aprovado por Jader Barbalho, segundo informou o STF.