Stephanes já trabalhou com Geisel, Collor e FHC

O deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR), escolhido para substituir Luís Carlos Guedes Pinto no Ministério da Agricultura tem 67 anos e é de Porto União (SC), apesar de ter nascido em uma comunidade rural na divisa com União da Vitória (PR). Economista, formado na Universidade Federal do Paraná e com especialização em Administração Pública na Alemanha, Stephanes já ocupou cargos públicos no Paraná e nos governos dos ex-presidentes Ernesto Geisel, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

Na política está em seu sexto mandato como deputado federal, cargo para o qual foi eleito pela primeira vez para o mandato de 1979 a 1983 pela antiga Arena. Já passou pelo PDS, PFL e PMDB, seu partido atual. O primeiro cargo público foi o de secretário da Fazenda de Curitiba (PR), entre 1966 e 1967. Stephanes trabalhou por quatro anos no Ministério da Agricultura, que agora irá comandar, o que pode ser uma resposta às críticas de que não ele não tem conhecimento do setor, feitas pelos deputados ruralistas.

Stephanes foi subsecretário de Planejamento e Orçamento e secretário-geral do Ministério da Agricultura entre 1970 e 1973 e diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em 1974, assumiu a presidência do antigo Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) no governo Geisel e permaneceu no órgão que deu origem ao Ministério da Previdência até 1979. No mesmo ano assumiu a Secretária da Agricultura do Paraná, onde permaneceu até 1981, durante o mandato do então governador Nei Braga.

Em janeiro de 1992, foi escolhido como ministro do Trabalho e Previdência para substituir Antonio Rogério Magri, durante o governo Collor. Stephanes deixou o cargo em outubro daquele ano após Collor ser cassado e voltou ao comando da pasta em 1º de janeiro de 1995, com a posse de Fernando Henrique Cardoso. Stephanes permaneceu no ministério até abril de 1998.

Após deixar o Ministério da Previdência, o novo ministro da Agricultura foi ainda presidente do Banco do Estado do Paraná (Banestado), antes da privatização daquela instituição financeira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo