O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) assume hoje a pasta da Agricultura com um pedido de trégua à bancada ruralista, que se mobilizou contra a sua nomeação. Logo após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de ontem, no Palácio do Planalto, ele disse estar tranqüilo para conversar, pois é um ?profissional? do setor. ?Tenho a disposição do diálogo e do entendimento, de ouvir muito?, afirmou.

continua após a publicidade

Ministro da Previdência nos governos Fernando Collor e Fernando Henrique e presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no governo Geisel, Stephanes fez um aceno aos ruralistas. ?Quando fui nomeado ministro da Previdência, muitos reclamaram que eu era médico?, disse. ?Mas aquilo foi quase um acidente de percurso, minha origem mesmo é a agricultura.? Sua experiência no setor inclui passagens pela secretaria-executiva do Ministério da Agricultura e pelo comando da comissão que criou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com a escolha de Stephanes, Lula está próximo de completar a equipe do segundo mandato. Ontem também ficou decidido que o jornalista Franklin Martins assumirá o novo Ministério da Comunicação Social. Além das duas escolhas, Lula empossa hoje, em solenidade às 10 horas no Planalto, Marta Suplicy no Turismo e Walfrido Mares Guia nas Relações Institucionais. Agora, falta definir os titulares do Desenvolvimento Agrário, da Previdência e da Defesa – a crise no setor aéreo fragilizou o titular, Waldir Pires. O chefe da Secretaria de Direitos Humanos também não foi confirmado.

continua após a publicidade