Para quem não se lembra, há um ano, a Portuguesa salvou o Sport do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. O time paulista empatou com o Vitória por 3 a 3, na última rodada, em Salvador, e ajudou os pernambucanos. Os baianos acabaram caindo.
Com mala-preta ou sem mala-preta, o discurso da equipe do Recife é de que ganhar será importante. "A gente precisa da vitória para terminar na frente do Náutico e isso é importante", afirmou o atacante Fernando Fumagalli, um dos destaques da competição. "Na última rodada, de forma inconsciente, entramos meio relaxados contra o Guarani e acabamos perdendo. Agora precisamos nos recuperar.
O técnico Givanildo Oliveira disse considerar importante o vice-campeonato e mostrou-se irritado ao ser perguntado sobre mala-preta ou um eventual relaxamento contra a Portuguesa.
Givanildo é considerado profissional extremamente sério. Mas, às vezes, exagera. Na quarta-feira, impediu que a equipe da Agência Estado assistisse ao treino do time ao lado dos repórteres locais. Há fortes especulações de que o treinador deixará o clube na semana que vem. Gallo, ex-Santos e Portuguesa, pode ocupar o lugar.
O Sport deverá atuar com força máxima. A diretoria colocou 20 mil ingressos à venda, mas não acredita que mais de 12 mil torcedores vão à Ilha do Retiro.