Quem passou ontem pela Praça Osório, no centro de Curitiba, pôde aproveitar para cuidar da saúde. Além da vacinação contra a gripe A (H1N1) disponível para pessoas a partir de 60 anos, foi possível aferir a pressão em uma tenda instalada pela Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC).

continua após a publicidade

De acordo com a SPC, o Paraná segue a linha nacional nos casos de hipertensão. No Estado a hipertensão atinge 90% da população acima de 80 anos, 50% das pessoas entre 60 e 80 anos e 5% da população menor de 20 anos.

De acordo com o cardiologista Osni Moreira Filho, vice-presidente da SPC, a intenção do trabalho era diagnosticar a pressão arterial das pessoas. “Através desse primeiro diagnóstico, abrimos caminho para que os pacientes que porventura apresentaram alguma irregularidade na aferição procurem um médico para tratamento específico”, explicou.

A dona de casa Maria Dolores Silva afirmou que estava preocupada com a saúde. “Vim para o centro fazer algumas compras e já aproveitei para medir a minha pressão. É um serviço muito bom, pois normalmente não temos tempo para ir ao hospital apenas para isso. Aqui recebi informações sobre como cuidar melhor da minha saúde. Agora vou procurar um médico”, relatou.

continua após a publicidade

Ao obter o diagnóstico dos pacientes, uma equipe de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) orientava a população sobre o caminho a ser seguido.