SPC Brasil: consumidor paga dívida e compra a prazo no Natal

O Natal dos brasileiros foi de pagamento de dívidas e compras a prazo, segundo revela levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre os primeiros 24 dias de dezembro de 2006. De acordo com o SPC Brasil, o volume de exclusões de registros de inadimplência registrou alta de 15,11%, ante o mesmo período de 2005. Por sua vez, cresceu 9,79%, em relação a 2005, o volume de consultas realizadas pelos lojistas para análise de crédito – o que, conforme o SPC Brasil, é uma "espécie de termômetro das vendas parceladas e com cheques".

A queda de 23,48% em inclusões de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas) que passaram a apresentar restrições ao crédito, entre os primeiros 24 dias de dezembro, em comparação com 2005, mostram a preocupação do brasileiro em honrar as dívidas e entrar o ano de 2007 com o "nome limpo".

Segundo o presidente do SPC Brasil, Araken de Carvalho Novaes, o décimo terceiro ajudou a impulsionar as vendas a prazo e estimulou os consumidores a honrar suas dívidas já assumidas.

"O ambiente de euforia em razão do Natal e a possibilidade de adquirir bens, no comércio, em várias parcelas, foram os maiores estímulos para alavancar as vendas a prazo e as retiradas de registros de dívidas da base de dados do SPC Brasil com a utilização dos recursos proporcionados pelo pagamento do décimo terceiro salário", avaliou Novaes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo