Os pracinhas que estiveram na batalha de Monte Castello foram homenageados. |
Há exatos 59 anos, às 17h20 do dia 21 de fevereiro de 1945, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) tomava Monte Castello, na Itália, das mãos dos alemães durante a 2.ª Guerra Mundial. O fato é motivo de orgulho para o Brasil e nunca deixa de ser lembrado.
Hoje, para comemorar a data, o comando da 5.ª Região Militar e da 5.ª Divisão de Exército, em conjunto com a Legião Paranaense do Expediocionário (LPE), realizou uma solenidade cívico-militar na Praça do Expedicionário, em Curitiba. Os pracinhas que participaram da batalha de Monte Castello e voltaram para o Brasil, assim como os que morreram na guerra, foram homenageados.
Na época da tomada, a FEB fazia parte do 4.º Corpo do 5.º Exército Americano, que lutava contra a Alemanha, Itália e Japão. O Exército brasileiro juntou-se à 10.ª Divisão de Montanha, uma tropa de elite especialmente formada para a ocasião. O plano para o ataque a Monte Castello foi criado pelo oficial de operações da FEB, Humberto de Alencar Castelo Branco, que mais tarde tornou-se presidente do Brasil.