Soldados americanos mataram "por engano" cinco policiais afegãos em um confronto no sul do país, informou hoje o governo local. O comando militar dos Estados Unidos no Afeganistão nega a versão. Zemeri Bashary, porta-voz do Ministério de Interior do Afeganistão, disse que os policiais operavam um posto militar no distrito de Gereshk, na província de Helmand, quando foram atacados na manhã de ontem.
"Forças de coalizão abriram fogo por engano contra a polícia", disse Bashary. "Infelizmente, cinco policiais morreram no episódio", lamentou o porta-voz. Ainda de acordo com ele, o governo afegão enviou ao local uma comissão para investigar o caso. Bashary não forneceu mais detalhes sobre o incidente.
"Até o momento, aparentemente não há nenhum indício de envolvimento dos Estados Unidos no episódio em Gereshk", disse o sargento americano Dean Welch, um porta-voz do comando militar. Segundo ele, uma investigação conduzida pelo Exército dos EUA para determinar o que ocorreu e quem esteve envolvido ainda não foi concluída.