Soldados da Otan, sentindo-se ameaçados, abriram fogo nesta quarta-feira (27) contra um carro civil na cidade de Kandahar e mataram um afegão, afirmou a aliança num comunicado. O episódio ocorreu a cerca de 2 quilômetros do aeroporto de Kandahar, a maior base militar no sul do Afeganistão. Segundo a Otan, o veículo "não atendeu sinais de advertência para parar".
Soldados da Otan já mataram a tiros, em estradas públicas, pelo menos oito civis afegãos desde 15 de novembro. Sete dos civis morreram depois que soldados em patrulha dispararam contra seus veículos. O oitavo morreu em 3 de dezembro, quando tropas britânicas dispararam a esmo na cidade de Kandahar depois de sofrerem um ataque suicida a bomba. Outros seis afegãos ficaram feridos. Oficiais da Otan concluíram que em todos os casos os militares agiram em defesa própria.
Também na província de Kandahar, um comboio de quatro caminhões-tanque que seguia para uma base da Otan na cidade de Kandahar foi emboscado nas proximidades do município. Um motorista foi morto e três ficaram feridos.
Os caminhões com combustível foram danificados mas não pegaram fogo, segundo Habibullah Khan, comandante do distrito de Thakhapul. Os quatro caminhoneiros eram paquistaneses, acrescentou.
