Soldados da Otan matam civil afegão em Kandahar

Soldados da Otan, sentindo-se ameaçados, abriram fogo nesta quarta-feira (27) contra um carro civil na cidade de Kandahar e mataram um afegão, afirmou a aliança num comunicado. O episódio ocorreu a cerca de 2 quilômetros do aeroporto de Kandahar, a maior base militar no sul do Afeganistão. Segundo a Otan, o veículo "não atendeu sinais de advertência para parar".

Soldados da Otan já mataram a tiros, em estradas públicas, pelo menos oito civis afegãos desde 15 de novembro. Sete dos civis morreram depois que soldados em patrulha dispararam contra seus veículos. O oitavo morreu em 3 de dezembro, quando tropas britânicas dispararam a esmo na cidade de Kandahar depois de sofrerem um ataque suicida a bomba. Outros seis afegãos ficaram feridos. Oficiais da Otan concluíram que em todos os casos os militares agiram em defesa própria.

Também na província de Kandahar, um comboio de quatro caminhões-tanque que seguia para uma base da Otan na cidade de Kandahar foi emboscado nas proximidades do município. Um motorista foi morto e três ficaram feridos.

Os caminhões com combustível foram danificados mas não pegaram fogo, segundo Habibullah Khan, comandante do distrito de Thakhapul. Os quatro caminhoneiros eram paquistaneses, acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo