As novas tecnologias de informação e comunicação desenvolvidas pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) serão apresentadas no Fórum Internacional de Software Livre, o FISL 8, que inicia nesta quinta-feira (12) no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Maior evento sobre programas de computador de código aberto do mundo, a oitava edição do fórum é recorde em inscrições. Até o último final de semana, mais de 5 mil usuários e desenvolvedores de todos os continentes já haviam confirmado presença, entre os quais quase duas centenas de paranaenses.
O Paraná é um dos maiores usuários e desenvolvedores de software livre do país, cuja opção faz parte das decisões estratégicas do governo do Estado, que vê nesse modelo tecnológico não apenas um fator de economia de recursos, mas também um importante aliado para o desenvolvimento e a autonomia do país.
Desde que o Programa de Software Livre foi implantado no início de 2003, o governo do Paraná já contabiliza uma economia da ordem de R$ 147 milhões em recursos que eram utilizados para o pagamento de licenças de softwares proprietários.
O software livre permitiu que a Celepar desenvolvesse soluções de alta complexidade, como são os casos dos sistemas de habilitação e de veículos do Departamento de Trânsito ? Detran-Pr, que controla a situação de 3,5 milhões de condutores e igual número de veículos.
O Programa Paraná Digital, da Secretaria da Educação, também foi viabilizado graças ao software livre. Utilizando um programa de código aberto, a Universidade Federal do Paraná ? UFPr desenvolveu uma solução de hardware, onde com um único servidor é possível funcionar quatro terminais de forma independente e sem deixar o computador mais lento.
O controle desses terminais e a atualização dos programas é feita pela Celepar por via remota. Estão sendo instalados laboratórios nas 2.100 escolas estaduais, com acesso à Internet e com vários programas instalados. O software livre também tem sido fundamental para a construção de todos os sítios e portais do governo.
Todos esses casos serão apresentados pelos diretores e técnicos da Celepar nas palestras, oficinas e encontros de comunidades durante o FISL8. Além da palestra sobre uso e desenvolvimento do software livre no Governo do Estado e sobre o Paraná Digital, será feita uma exposição sobre a distribuição Debian do sistema operacional Linux, utilizada pela empresa paranaense.
Outro destaque será a reunião da comunidade Expresso, sistema de correio eletrônico, catálogo, agenda e gerenciador de fluxo de trabalho desenvolvid0o pela Celepar e utilizado por diversas organizações no Brasil e no exterior.
Entre os palestrantes internacionais, estão confirmadas as presenças de Jon ?maddog? Hall, presidente da Linux Internacional; BryanAker, do banco de dados MySQL; Alexandre Oliva, secretário da Fundação Software Livre da América Latina e Paul Singer, economista e secretário nacional de economia solidária do Governo Federal.