Sobe o número de animais ameaçados no Brasil

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama divulgaram hoje a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A nova “lista vermelha” conta com cerca de 400 animais. A relação anterior é de dezembro de 1989 e contava com 219 animais.

Alguns dos animais ameaçados que passaram a integrar a nova lista são guariba-de-mão-ruiva, macaco-prego, veado-bororó-do-sul, cobra-dormideira-queimada-grande, jararaca, além de algumas borboletas, besouros e aranhas. Mas também há boas notícias. Animais como veado-campeiro, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-açú, gato-do-mato, doninha-amazônica, gavião-real e surucucu saíram a lista por estarem saindo da ameaça de extinção.

Elaborada em parceria com Fundação Biodiversitas, Sociedade Brasileira de Zoologia, organizações não-governamentais Conservation Internacional e Terra Brasilis e instituições de ensino superior, a lista apresenta uma novidade. Ao invés de listar somente os animais, a relação terá uma característica de fomento à preservação dos habitats das espécies.

De acordo com a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, a lista da fauna ameaçada é um instrumento de conservação da biodiversidade para o governo brasileiro, onde são apontadas as espécies que, de alguma forma, têm sua existência em risco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo