A Secretaria de Segurança do Rio informou nesta sexta-feira (19) que apenas metade das tropas da Força Nacional de Segurança no Estado – 250 homens – seguiria ainda hoje para as divisas. A outra metade continuaria aquartelada aguardando instruções, podendo inclusive atuar dentro do município, "o que não havia sido previsto até então". Essa última informação não foi confirmada pelo comandante da Força.

continua após a publicidade

A saída das para as divisas era esperada para esta manhã. O comandante da tropa, coronel Aurélio Ferreira Rodrigues, havia anunciado que 36 carros da Força deixariam o Centro de Aperfeiçoamento e Formação de Praças da Polícia Militar, onde estão aquartelados, rumo às divisas com Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo até o meio-dia. Porém, às 11h15, a Secretaria de Segurança não sabia informar quando começaria o deslocamento.

Quatro municípios deverão receber os militares: Barra Mansa, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema e Paraíba do Sul. Acordos com as prefeituras que viabilizem a hospedagem dos militares podem estar atrasando o início da operação apelidada de Divisa Integrada.

continua após a publicidade