Nas estatísticas do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), as operações de córnea são responsáveis por mais da metade dos transplantes realizados no Brasil nos cinco primeiros meses de 2004. Nesse período, houve 3.380 implantes da membrana cristalina dos olhos. O SNT pretende realizar mais de 12 mil procedimentos até o fim do ano. O objetivo é acabar com a fila de 22.871 pacientes a espera de uma córnea. A meta está perto de ser alcançada. Dados do SNT mostram que em relação às córneas a espera é menos angustiante, dura em média um ano.
Se fosse possível captar as córneas de todas as pessoas que morrem no Brasil, a lista acabaria em apenas quatro dias. Praticamente não existe contra-indicação para a doação de córneas. Elas são as únicas partes do corpo que podem ser transplantadas com o coração parado há até seis horas. A cirurgia também dispensa uma estrutura cara para a operação.
Na fila por uma córnea está a operadora comercial Cristiane de Sousa Reis, de 28 anos. Seu sonho é completar os estudos, mas atualmente nem trabalhar ele pode mais, já que enxerga com apenas um dos olhos. Há nove anos ela descobriu que sofria de estufamento das córneas e precisaria de um transplante de córneas para não perder a visão. ?Volta a enxergar significa o sonho de voltar a estudar, ler livros, reconhecer as pessoas de perto e pegar ônibus sozinha, coisas que não posso fazer hoje?, conta.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna