O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, informou que, no início da tarde desta sexta-feira (16), em função do acúmulo do tráfego aéreo na regiões de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1) decidiu dar um espaçamento de quinze minutos entre as decolagens, o que resultou no atraso dos vôos. Segundo Pereira, a situação agora já está normalizada e os vôos já estão com horários pré-determinados restabelecidos.

continua após a publicidade

Ele informou que o maior acúmulo de decolagens foi em direção a São Paulo. O brigadeiro deixou claro que o problema ocorrido no início desta tarde não está relacionado a qualquer ação dos controladores de vôo. Disse também que a meteorologia está ajudando a normalizar o tráfego aéreo.

O Cindacta 1 é responsável pelo quadrilátero Rio de Janeiro – São Paulo – Belo Horizonte – Brasília, que corresponde a 85% do movimento aéreo no país, e executa as atividades de controle do tráfego aéreo comercial e militar, vigilância do espaço aéreo e comando das ações de defesa aérea.

continua após a publicidade