Site do IAP tem cerca de 60 mil acessos por mês

O website (página na internet) do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi elaborado visando a prestação de serviços e a transparência no relacionamento entre usuário e o órgão ambiental. Desde o início do ano, o portal vem recebendo em média cerca de 60 mil acessos por mês. O site pode ser acessado por meio do Portal do Meio Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente ? à qual o Instituto é vinculado. O endereço é www.pr.gov.br/meioambiente

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do IAP, Rasca Rodrigues, o site é uma importante ferramenta para a democratização das informações e serviços ambientais do governo do Estado. ?Possibilita a interatividade e a participação da sociedade em ações que beneficiam o meio ambiente?, disse Rasca.

Por meio do seu endereço virtual, o IAP coloca à disposição diversos serviços e informações sobre a questão ambiental do Paraná. ?No meio eletrônico, os usuários podem esclarecer dúvidas e fazer denúncias, além de obter formulários e requerimentos de licenciamento ambiental e informações sobre as ações desenvolvidas pelo IAP?, explicou o secretário.

Na página de formulários é possível fazer requerimento de licença ambiental, autorização florestal, autorização para transporte e destinação final de resíduos e também cadastrar empreendimentos na área ambiental, como atividades ligadas à suinocultura, drenagem e saneamento, entre outros.

Denúncias de poluição sonora e crimes ambientais, como desmatamento, queimadas e venda de animais silvestres, também podem ser encaminhadas pelo link Ouvidoria. ?O cidadão pode fazer as denúncias anonimamente com sigilo garantido pelo órgão ambiental?, acrescentou Rasca.

Também estão disponíveis informações para cadastramento em programas como o Serflor (Sistema Estadual de Reposição Florestal Obrigatória) ou o Sisleg (Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permantente).

O usuário ainda tem acesso a leis federais, estaduais, decretos, resoluções e portarias ambientais em vigor no Estado. Também é possível emitir a guia para pagamento de multas ambientais e outras informações relacionadas, como a Certidão Negativa de Multas Ambientais. Os formulários podem ser preenchidos pelo cidadão e devem ser levados aos Escritórios Regionais do IAP – os telefones e endereços estão disponibilizados no site.

A relação das Unidades de Conservação abertas à visitação no Estado também pode ser conferida no endereço eletrônico. São 25 locais, como parques estaduais, reservas florestais e biológicas, entre outros. Constam na relação parques pouco conhecidos pelos turistas, como o Parque Florestal Rio da Onça, em Matinhos, e Parque Estadual do Cerrado, em Jaguaraíva.

No endereço virtual do Instituto, o usuário ainda encontra o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada, que traz a relação de espécies ameaçadas de extinção no Estado, e o Mapa de Risco Ambiental, que relacionou 418 zonas consideradas onde acidentes são possivelmente impactantes ao meio ambiente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo