O site do Ministério da Previdência Social informa que o atual secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Nelson Machado, será o substituto de Romero Jucá como ministro da Previdência. E informa que, além de assumir o cargo às 16h30, em solenidade no Palácio do Planalto, Jucá lhe transmitirá o cargo às 17h30, no auditório do Ministério.
Até agora, entretanto, a Presidência da República ainda não confirmou oficialmente a escolha, assim como tampouco oficializou a escolha do atual secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes, para o Ministério das Cidades, em substituição ao petista gaúcho Olívio Dutra.
De qualquer modo, a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê, para as 16h30 de hoje, "cerimônia de posse de novos ministros". Até agora, só está confirmada oficialmente a posse do atual presidente da Finep, Sérgio Rezende, como novo ministro da Ciência e Tecnologia, em lugar de Eduardo Campos. Paulista de José Bonifácio, Nelson Machado é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, mestre em Administração Orçamentária e Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo. Além de outros cargos, foi ministro interino do Planejamento no período de 18 de novembro de 2004 a 22 de março de 2005.