Sistema Único de Saúde terá atendimento homeopático

Brasília (AE) – O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse que o governo vai lançar em 2005 a Política Nacional de Medicina Natural, com foco em fitoterapia, homeopatia e acupuntura. A medida faz parte de uma política do governo para que todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) incorporem métodos naturais de tratamento.

Em alguns municípios, o SUS já tem profissionais especialistas em medicina natural, mas o atendimento não está regulamentado. Um grupo de trabalho criado no ano passado pelo Ministério da Saúde prepara uma proposta para que o SUS ofereça tratamento pela medicina natural em todo o País.

“Em breve, vamos apresentar nosso projeto. Em alguns municípios já temos o atendimento em homeopatia, mas isso não está regulamentado, nem devidamente remunerado”, afirmou o ministro.

Segundo Tatiana Sampaio, uma das coordenadoras do grupo, o objetivo é ampliar o acesso das pessoas ao tratamento, garantir a qualidade e estruturar o atendimento. Ela disse que, desde 1980, a homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e afirmou ainda que a decisão do ministério segue uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2002, a entidade publicou um documento incentivando os países a desenvolver políticas públicas de medicinas alternativas.

Segundo o presidente da Liga Médica Homeopática Internacional, Corrado Giovanni Bruno, a pressão das pessoas mais pobres pelo atendimento médico-homeopático é cada vez maior. “As pessoas estão chegando à conclusão de que para algumas doenças a homeopatia é mais eficaz do que a alopatia”, diz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo