O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, anunciou nesta sexta-feira (19), durante a Olimpíada do Conhecimento, realizada no Parque Internacional de Exposições de Maringá, investimentos de R$ 1 bilhão em educação até 2010. Os recursos são a contribuição do Paraná ao projeto Educação para a Nova Indústria, lançado em agosto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Rocha Loures definiu a Olimpíada como uma peça importante do projeto idealizado pela CNI, que prevê investimentos de R$ 10,45 bilhões na educação básica e profissional de 16,2 milhões de brasileiros nos próximos quatro anos e é o mais ambicioso programa de desenvolvimento educacional do país patrocinado pela iniciativa privada. O presidente do Sistema Fiep está em Maringá para acompanhar a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e visitar a Feira Metalmecânica 2007, que acontecem simultaneamente no Parque de Exposições. A convite do Sindimetal Maringá, promotor da feira, Rocha Loures também fará uma palestra exclusiva para empresários no sábado (20) às 9h30.
O presidente da Fiep explicou as diretrizes nacionais para aplicação dos recursos do programa "Educação para a Nova Indústria": ampliação e modernização da rede de escolas e laboratórios, treinamento dos professores e revisão dos conteúdos dos cursos do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). "O projeto é uma resposta da iniciativa privada ao desemprego no Brasil, hoje na casa dos 10%", acrescentou.
O diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, também relacionou a Olimpíada do Conhecimento ao programa idealizado pela CNI. "Usamos o conceito de competição da Olimpíada para aprimorar nossa prática educacional e isso é fundamental para que possamos cumprir o desafio lançado pela CNI de preparar milhões de trabalhadores através do Senai e do Sesi", disse.
Para o diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares, a grande contribuição da Olimpíada para o projeto Educação para a Nova Indústria é que ela une com perfeição a teoria, ou seja, o que é aprendido nas unidades do Senai, com a prática da indústria. "A Olimpíada do Conhecimento é uma demonstração da qualidade do ensino ofertado pelo Sistema Fiep, que investe na formação plena dos jovens e no desenvolvimento do empreendedorismo através do ensino profissional do Senai e da educação básica oferecida pelo Sesi", disse.
Competição – A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, o maior torneio de educação profissional do país, termina neste sábado (20), às 11 horas, com a premiação dos melhores do Estado em 31 modalidades industriais. Foram quatro dias de provas, realizadas no Parque de Exposições de Maringá.
Esta é a primeira vez que a competição é promovida no interior. A Olimpíada, que começou na terça-feira, acontece simultaneamente à Feira Metalmecânica 2007. Ambos os eventos atraíram ao Parque de Exposições de Maringá cerca de 30 mil visitantes.
Fotos da Olimpíada do Conhecimento no site www.pr.senai.br/olimpiada <http://www.pr.senai.br/olimpiada>.