O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promove na próxima segunda-feira (06/03), às 19h30, no Auditório Cietep, em Curitiba, mais um encontro para debater a reforma política. O debate desta vez terá a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, e do analista político Augusto de Franco, coordenador geral da Agência de Educação para o Desenvolvimento, autor de vários livros e consultor de instituições nacionais e internacionais e de empresas. O debate é aberto ao público.
Segundo o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, empresários de todo o País têm se manifestado no sentido de que é preciso repensar o sistema político-partidário brasileiro. ?As investigações das CPI?s têm revelado falhas graves e abusos no processo de financiamentos eleitorais e na atuação dos políticos eleitos?, observa. ?Percebe-se que há um distanciamento entre a ação da representação democrática no Congresso e o povo. Por isso, entendemos que a reforma política fortalecerá a vida parlamentar?, defende Rocha Loures.
Outra questão grave, na avaliação de Rocha Loures, é que a administração da crise política gerada com as denúncias de corrupção no meio do ano passado ainda impede o governo de governar e o Congresso Nacional, ao invés de votar reformas urgentes, tem voltado suas atenções quase que exclusivamente às Comissões Parlamentares de Inquérito.
Desde o final do ano passado, a Fiep tem promovido fóruns para discutir o tema. Já participaram dos debates o vice-presidente da República, José Alencar, e os deputados federais Gustavo Fruet, Osmar Serraglio , Luiz Carlos Hauly e Antonio Carlos Biscaia (RJ).