Brasília – Gestores e técnicos em assistência social de todo país participam até amanhã (22) da 1ª Oficina Nacional Sobre Gestão da Informação em Assistência Social, que está sendo realizada em Brasília. O encontro debate questões que poderão contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de informação voltado à assistência social, além da implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Suas é um modelo democrático, descentralizado, que tem a missão de ampliar a rede de assistência social brasileira.
A secretária executiva do MDS, Márcia Helena Lopes, disse que a área de informação, avaliação, monitoramento e a construção de indicadores ainda é um grande desafio porque o país é muito grande. "Existe uma grande diversidade das realidades, seja nos estados, seja nos municípios brasileiros. Portanto, a construção de um sistema de informação que gerencie essas informações, que monitore, que defina as políticas de avaliação, é fundamental para o próprio resultado do trabalho", afirmou.
Segundo Márcia Helena, o sistema vai trabalhar com informações que vêm da base de cada município para o sistema central de gestão. Posteriormente, "essas informações serão devolvidas à população, aos gestores, às prefeituras e aos técnicos. Tudo isso está sendo colocado na rede Suas, que é essa grande rede de informação na assistência social", disse a secretária.
Ela ressaltou que o MDS está dando o mesmo peso do financiamento, da gestão, da organização dos estados e municípios na implantação do sistema único também na área de informação. "São novas tecnologias aplicadas, modernas, resolutivas e que já estão sendo implantadas, seja na área da execução do orçamento, seja de avaliação dos sistemas, dos programas de todas as estatísticas, dos números de todos os dados de realidade em nosso país", explicou.
O secretário Nacional de Assistência Social, Osvaldo Russo, informou, na abertura do encontro, que o propósito da Rede Suas é garantir a qualidade da assistência social. "A Rede Suas tem dois componentes fundamentais. O primeiro é o componente da transferência das transações financeiras, o que nós transferimos de recursos para os estados e municípios. O segundo é permitir o aperfeiçoamento da gestão da assistência social", afirmou. De acordo com o secretário, será um conjunto de informações que permitirá a existência de "uma rede de informações transparente, capaz de satisfazer a sociedade brasileira".
Para a vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social (Fonseas), Maria das Graças, essa discussão é de maior importância para a consolidação da política de assistência social no país.