O Sistema Cre$ol de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária completou dez anos. Cerca de 1,2 mil pessoas de 200 municípios deverão participar das comemorações nos dias 30 e 31 de março, no centro de eventos do Parque de Exposição de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná.
No local, serão assinados vários convênios com organizações parceiras e lançados novos produtos. O sistema Cre$ol foi criado no biênio 1995/1996, na região Sudoeste do Paraná, por iniciativa de entidades da agricultura familiar preocupadas com o acesso ao crédito.
Atualmente, está presente nos três estados do Sul, em cerca de 350 municípios, com 102 cooperativas, a maioria delas no Paraná. São mais de 66 mil associados
"No começo, não foi fácil, éramos 27 sócios fundadores, mas já no primeiro ano conseguimos mais de 500 sócios", conta o presidente da Central Cre$ol, Vanderley Ziger. "Trata-se de um sistema de crédito gerido por agricultores, experiência inédita na história do cooperativismo."
O sistema de gerenciamento dos financiamentos, o "Aval Solidário", é responsável pelos índices próximos a zero de inadimplência. O financiamento é individual, mas o aval é feito por pequenos grupos de cooperados, o que gera um certo controle social.
Além da linha de produtos com recursos próprios, as cooperativas também fazem o repasse de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na safra 2005/2006, as cooperativas do sistema foram responsáveis pela contratação de R$ 130 milhões de Pronaf na região Sul do país.
Participarão da solenidade de aniversário da Cre$ol os secretários Valter Bianchini, da Secretaria da Agricultura Familiar, e Humberto Oliveira, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, ambos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Também confirmou presença o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Carlos Marés.