Síndrome de Usher é tema de encontro entre profissionais da Educação Especial

A Secretaria da Educação, por intermédio do Departamento de Educação Especial e em parceria com o Grupo Brasil, realiza, nesta segunda e terça-feira, o I Encontro Regional sobre Síndrome de Usher. O objetivo é discutir alternativas de atendimento especializado a esses alunos e destacar a importância da identificação precoce para melhorar a qualidade de vida.

A Síndrome de Usher é uma condição genética recessiva cujos principais sintomas são surdez congênita e uma progressiva perda de capacidade visual que conduz a estados de baixa visão e algumas vezes a cegueira e não tem cura.

De acordo com a técnica pedagógica da área da surdez da Educação Especial da Secretaria, Sueli de Fátima Fernandes, é importante iniciar um trabalho de divulgação e conscientização da assistência a esta área. ?Este encontro é o início de um processo de resgate que beneficiará estes alunos?, diz.

Participam do evento aproximadamente 70 pessoas, entre profissionais da área de educação especial, representantes dos Núcleos Regionais de Curitiba, área Metropolitana Sul e Norte e Associações. Os palestrantes são todos voluntários, um deles é Claudia Sofia Indalécio Pereira, da Associação Brasileira de Surdo-Cegos (ABASC), que é portadora da Síndrome de Usher e vai participar da novela América, no quadro Dudu Braga.

Segundo a representante do Grupo Brasil na Região Sul, Maria Inês Petersen, que também é palestrante, de 3 a 6% da população brasileira tem essa síndrome, mas todos são capazes de comunicar-se. ?Só precisamos identificar a forma de comunicação adequada. É muito importante os alunos terem estímulos?, afirma. Grupo Brasil ? É uma ong de apoio ao surdo-cego e ao múltiplo deficiente sensorial que auxilia no desenvolvimento de apoio e informação.

São inúmeras as maneiras de um portador da Síndrome de Usher se comunicar, as mais usadas são a Libras na mão (tático), tadoma (leitura pelo movimento da mandíbula) e alfabeto manual.

Serviço:

I Encontro Regional sobre Síndrome de Usher
Data:3 e 4/ outubro
Horário:8h30 as 16h00
Local: Auditório da Seed ? Secretaria de Estado da Educação
Mais informações: Ascom ?3340-1529/30

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo