“O que se deixa registrado não é o gravado em monumento de pedra, mas o que é tecido nas vidas de outros”.
Péricles

continua após a publicidade

Um ano maravilhoso o de 2010! Registre-se que ele começou com ânimos renovados para o Brasil. O cenário mundial apontava uma crise, mas para os brasileiros havia uma estabilidade econômica no país demonstrada na área imobiliária, pela implantação e implementação do Programa Minha Casa Minha Vida; na área desportiva, com a aprovação da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016; além de outros momentos importantes, como o impedimento ao pleito eleitoral do político que não tivesse a ficha limpa e, ainda, a vitória nas eleições da primeira mulher brasileira à Presidência da República.

Esses são alguns acontecimentos dignos de serem lembrados. Na esfera condominial foram tantas as realizações nas comunidades condominiais que, por vezes, pela falta de divulgação, nem os que ali convivem têm conhecimento.

E as realizações foram e serão coordenadas pelo gestor do condomínio: o Síndico. Este foi a motivação para esboçar o presente texto, com vistas a trazer à memória dos condôminos que muito ainda há por realizar, pois a convivência em um condomínio é uma das fases mais significativas na vida de quem decide viver ou trabalhar em uma unidade condominial, seja apartamento, sala ou casa.

continua após a publicidade

Ressalte-se que na convivência condominial há a oportunidade de cultivar bons vizinhos, aumentar a relação de amigos e, sobretudo, aproveitar esse relacionamento social para construir, quem sabe, entre outras coisas, um Brasil melhor, praticando bons princípios éticos naquele pequeno conglomerado, construindo a democracia e buscando uma estável qualidade de vida.

Entretanto, para que isso possa ser uma realidade, torna-se necessário e indispensável a figura de um administrador, representante legal do condomínio: o Síndico.

continua após a publicidade

Ser síndico não é uma tarefa fácil!

O síndico, na qualidade de administrador condominial, foi a pessoa eleita com maioria dos votos presentes e válidos em Assembléia Geral Ordinária. É a ele a quem os condôminos confiam as suas propriedades, é aquele que tem autoridade para cuidar e zelar do patrimônio comum, bem como manter o bem estar da comunidade.

Ser síndico é ser honesto, é ser responsável, é ser amigo, é ser franco, é ser companheiro, é ser leal, é ser maleável em certas ocasiões e, em outras ser rigoroso.

Ser síndico é desenvolver nos condôminos uma motivação para colaborar e cooperar com a administração. É tentar administrar os grandes desafios existentes na comunidade condominial em razão do paradigma promovido pela redundância de problemas diários e pelos constantes conflitos de seus direitos e deveres.

Ser síndico é organizar a realização de serviços básicos e operacionais pertencentes ao condomínio. Ser síndico é discutir questões administrativas relacionadas ao dia a dia dos condôminos, visando preservar a boa ambiência condominial.

Nesse sentido, proponho que você, síndico ou síndica, por um instante, feche os seus olhos e pense em deixar registrado na história de seu Condomínio uma grande realização, que o envolvimento e a participação de toda a comunidade condominial direta ou indiretamente da criança ao idoso, em especial, que seja também relevante para a sociedade.

Entretanto, você, síndico ou síndica, terá dificuldade em desenvolver uma grande realização se não elaborar um plano de ação. Para tanto, convide os condôminos aqui incluem-se as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os idosos para contribuírem com sugestões e leve-as aos demais, por meio de comunicado afixado em mural ou pessoalmente, pois agindo assim todos estarão participando.

Se você, síndico ou síndica, assimilou a proposta acima, quero apresentar algumas sugestões relevantes nesta época do ano que, com toda certeza, farão diferença na vida de muitas pessoas, promovendo comunhão, a saber: a) Elabore uma faixa com um slogan para o seu Condomínio, como exemplo: Harmonia e respeito é o lema de viver em condomínio; b) promova uma campanha para arrecadar fraldas geriátricas a serem entregues em um lar ou casa de idosos, no final deste ano; c) promova uma campanha de arrecadação de fraldas infantis tamanho M , para serem entregues na ala infantil do Hospital do Câncer, no final deste ano; d) promova uma campanha de arrecadação de pilhas comuns e de baterias de celular, para serem entregues em local adequado, como exemplo: na Rua Prefeito Faria Lima, n. 400, em Londrina-PR; e) promova um mutirão para ornamentar seu condomínio e/ou montar uma linda árvore de Natal ainda neste mês.

Ser síndico é ser o primeiro, é estar à frente, é ser o líder! O mundo procura homens e mulheres que queiram fazer diferença; os condôminos procuram síndicos e/ou síndicas que tenham idéias para, solidariamente, realizá-las, porque isto, a bem da verdade, parece ser o ideal de todos os seres humanos, sobretudo de um grupo de pessoas que vivem em condomínio.

Adiloar Franco Zemuner é Advogada. Assessora Jurídica do Secovi-PR, em Londrina. Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino-UMSA, em Buenos Aires; Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina-UEL; Professora de Direito Civil/Empresarial na UEL e na Faculdade Arthur Thomas, em Londrina-PR.