Dezoito mil pães estão sendo distribuídos para a população na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, nesta segunda-feira (16), a partir das 9 horas, em troca de revistas e livros didáticos. A iniciativa em comemoração ao Dia Mundial do Pão é do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep) em parceria com o Senai. O material arrecadado no evento ?Repartir faz bem para todo mundo? será doado para instituições filantrópicas.
Na praça, foi montada uma padaria onde o especialista Dominique Ecale está produzindo pães utilizando técnicas francesas de panificação. O perito francês está no Paraná, a convite do Senai e do Sipcep, há cerca de um mês em missão internacional atendendo empresas do setor em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. Uma mostra de pães e confeitaria, produzidos por Ecale neste período, também será exibida na praça Rui Barbosa.
De acordo com o presidente do Sipcep, Joaquim Cancela, a ação conta com o apoio de 20 panificadoras associadas. ?O Moinho Anaconda fez a doação de toda a farinha de trigo e a Líder Equipamentos para Panificação montou uma verdadeira padaria na praça, que funcionará durante todo o dia, preparando pães que serão distribuídos para entidades sociais, previamente cadastradas e para a população?, explicou Cancela, lembrando que na oportunidade o sindicato também alertará a população sobre a obrigatoriedade do pão a peso, medida que entrará em vigor em 20 de outubro, por meio de uma portaria do Inmetro.