Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou hoje a ccriação de uma comissão de sindicância para averiguar as atividades do ex-subchefe de assuntos parlamentares da Presidência da República Waldomiro Diniz no Palácio do Planalto.

O anúncio foi feito há pouco, no Palácio do Planalto, pelo ministro da Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo. Segundo o ministro, a comissão vai levantar todos os procedimentos administrativos encaminhados por Waldomiro no período que ele esteve no cargo, de janeiro de 2003 até a última sexta-feira (13), quando foi exonerado pelo presidente Lula.

A comissão de sindicância vai ser integrada por três funcionários do Executivo que, de acordo com o ministro, não terão qualquer vínculo com órgãos em que Waldomiro tenha trabalhado anteriormente. Ela terá 30 dias para concluir as investigações. Esse prazo poderá ser prorrogado caso haja necessidade de aprofundamento das investigações.

Ainda de acordo com Aldo Rebelo, o presidente Lula “quer ver esclarecidas todas as circunstâncias” envolvendo o ex-funcionário do Planalto. Waldomiro é acusado de receber propina para si e levantar recursos para a campanha eleitoral de 2003 junto ao bicheiro carioca Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, como denunciou a revista Época da semana passada.

continua após a publicidade

continua após a publicidade