O que seria apenas uma simulação de atendimento a acidentados em uma queda de avião no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, a 310 quilômetros de São Paulo, acabou virando um acidente de verdade na manhã de hoje. Quando um caminhão do grupamento de bombeiros do aeroporto disparou rumo a um pequeno foco de incêndio – provocado para a simulação -, e capotou no caminho, os cerca de 60 estudantes de Medicina da Universidade de São Paulo e da Universidade de Ribeirão Preto(Unaerp) que assistiam à simulação pensaram que a ação fazia parte do treinamento.

continua após a publicidade

Na verdade, o motorista perdeu o controle do caminhão numa curva e acabou capotando três vezes, provocando ferimentos em três membros da equipe de bombeiros do aeroporto. O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado e efetuou o resgate das vítimas que foram levadas para o Hospital das Clínicas e a Santa Casa de Ribeirão Preto. Duas delas exigiam maiores cuidados, mas estavam conscientes.

O acidente não causou alteração nos horários de pousos e decolagens do aeroporto Leite Lopes. Segundo Álvaro Cardoso Júnior, diretor regional do DAESP (Departamento de Aviação Civil do Estado de São Paulo), esta foi a primeira vez que um acidente desta natureza ocorreu durante simulações de resgate no aeroporto de Ribeirão Preto.

As simulações de acidentes acontecem anualmente no aeroporto de Ribeirão Preto e servem para treinar as equipes de bombeiros, serviços de atendimento em saúde e integrantes da Defesa Civil do município.

continua após a publicidade