Silvio Santos investe no SBT Brasil para recuperar jornalismo da emissora

Helicóptero próprio, motolinks em São Paulo, Brasília, Rio, Belém e Porto Alegre – sem contar as unidades móveis de que já dispõem as afiliadas do SBT – são alguns dos recursos adquiridos por Silvio Santos para o SBT Brasil.

O noticiário ancorado por Ana Paula Padrão vai ao ar das 19h15 às 20 horas e tem estréia marcada para o dia 15. Para quem duvidava que o patrão fosse de fato fazer seu jornalismo ressuscitar das cinzas, outro dado surpreendente: o telejornal terá correspondentes próprios em Beirute, Roma, Paris, Londres, Nova York e Buenos Aires.

Em algumas praças brasileiras, o SBT está bancando a contratação de equipes (cinegrafista, repórter e editor) que servirão exclusivamente ao jornal de Ana Paula. Em um workshop que uniu representantes de filiadas e afiliadas da emissora, os cinegrafistas tiveram direito a sessão especialmente dirigida a eles. "A gente explicou coisas como o modelo a seguir quando o entrevistado não quer se identificar, formatamos alguns itens para não escorregar no que não seja de bom gosto", conta Ana Paula.

Segundo ela, a emissora não criou um manual editorial, mas há um procedimento técnico a seguir e isso foi repassado a todas as praças. "Também contratamos um personal stylist que gravou um vídeo que foi distribuído a todo", completa. E, detalhe relevante quando a questão é aparecer no vídeo: "contratei uma maquiadora para dar treinamento às meninas das praças, para que elas saibam ressaltar o que têm de melhor".

Há alguns dias, Ana Paula deu um giro de três dias por Brasília, território onde fez suas principais fontes de informação e que domina bem. Mesmo assim, conta, ficou surpresa com a receptividade que teve em encontros com os ministros Antonio Palocci, Dilma Rousseff, Márcio Thomaz Bastos, além de Henrique Meirelles, Renan Calheiros, José Sarney, entre outros expoentes do cenário político-econômico nacional, todos dando as boas-vindas à iniciativa de jornalismo no SBT.

Uma consultoria externa foi contratada para orientar os profissionais da casa na concepção do cenário. O noticiário não será dentro da redação, "é um cenário no estúdio, mas tem elementos de redação nele, é superversátil", conta Ana Paula. "Não é um cenário clássico de estúdio, é bem mais amplo, com muito mais recursos, tem muitos telões e plasmas", adianta. Mas as telas, explica, não servirão para exibir a imagem de repórteres conversando com o estúdio, como ocorre, por exemplo, no SP-TV, da Globo. "É um cenário claro, com muito branco e cinza."

Os câmeras estarão livres das fitas: tudo será registrado em disco ótico. O time de comentaristas conta com os jornalistas Eliane Catanhêde e Sérgio d’Ávilla, mas eles não terão entradas fixas no ar. "Não quero nada amarrado, quanto mais liberdade, melhor."

Ana Paula conta que não terá substituto nas edições de sábado, pelo menos durante o primeiro mês do SBT Brasil. "Nos primeiros sábados, eu vou fazer todas as edições, até porque o jornal precisa azeitar. A própria equipe deverá estar mais presente nesse início", fala. Depois que esse período for superado, a jornalista conta que tem dois nomes cotados para substituí-la, um homem e uma mulher, ambos já contratados. "Já tenho um palpite, mas quero testar os dois no cenário antes de me decidir."

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