A segunda noite de espetáculos do Festival de Teatro de Curitiba foi marcada pelo riso e pela reflexão. A peça “Silencio!”, que teve sua estreia nacional no ano passado da cidade do Rio de Janeiro, chega a Curitiba já com o carimbo do sucesso.
Pela primeira vez vivenciando o Festival, o estudante Fernando Henrique Ramos chegou cedo ao Teatro da Reitoria onde a peça foi encenada. “Estou ansioso, vai ser a única peça que eu vou ver no festival, infelizmente depois eu vou embora”, diz o rapaz que está a passeio na cidade, vindo do interior de São Paulo.
Já a desembargadora Ana Paula Talceda Branco, veio do Espírito Santo só para prestigiar o evento. “A gente fez a escolha conforme foi apresentado o enredo e a crítica. Para essa peça tenho muita ansiedade, por que é a primeira”, comenta Ana, que vai aproveitar ainda, mais três dias de festival.
Durante o espetáculo, olhos atentos para a mesa de jantar no canto do palco e para atriz a Renata Mizhari, que leva o enredo com graça e é dona das piadas mais ácidas da noite.
A história que se passa em uma reunião típica de uma família judaica, vai envolvendo o público aos poucos, com jogo de luzes e as tiradas rápidas características da família moderna que vê o conflito do novo e do tradicional dentro de um só tempo.
Com um final surpreendente, a resposta do público não poderia ser outra: “o legal da peça é ver essa raiz que a gente tem (judaica e alemã), e que às vezes não gosta. Adorei a peça” comenta a estudante de teatro Ângela Gomes.
Outra estudante, Ana Leticia Maciel de Vasconcelos também é só elogios, “a peça foi maravilhosa, a atriz principal foi deslumbrante, acho que o festival é a melhor fase da cidade”, diz empolgada.
Para quem perdeu, “Silencio!” tem nova sessão hoje, 21h, no Teatro da Reitoria. Ingressos custam R$ 60,00 e R$ 30,00 a meia entrada.
Plateia ovacionou ao término do espetáculo. Foto: Kauany Miguel. |