O trabalho do Corpo de Bombeiros no litoral do Paraná na Operação Viva o Verão não se concentra apenas nas areias das praias com a atuação dos guarda-vidas. Assim como os guarda-vidas, o trabalho dos socorristas do Siate – Sistema Integrado de Atendimento a Traumas em Emergências – tem sido intenso na temporada.

continua após a publicidade

São os socorristas que prestam o primeiro atendimento, por exemplo, em casos de acidente de trânsito. Desde o início oficial da temporada, em 20 de dezembro do ano passado, o Siate já atendeu a 763 ocorrências.

Uma destas ocorrências foi registrada na manhã de sábado (17), na rodovia que liga Matinhos a Guaratuba, no acesso ao ferry-boat. Luiz Guilherme Gasparetto Pereira, de 25 anos, seguia de moto quando sofreu uma queda. Com o impacto, ele foi jogado para fora da pista, sofrendo fratura nas costelas e diversas escoriações pelo corpo. Prontamente atendido pelos socorristas e pelo médico do Siate, ele recebeu ainda no local do acidente os primeiros socorros e em seguida foi encaminhado ao Hospital dos Navegantes.

Números

continua após a publicidade

Em relação às outras atividades do Corpo de Bombeiros na Operação Viva o Verão no litoral, já foram realizados, até sábado (17), mais de 1 mil salvamentos. Os guarda-vidas já fizeram quase 79 mil advertências e orientações a banhistas para evitar afogamentos. Os bombeiros também fizeram 409 operações com embarcações, sendo 22 delas para salvamento, 5 de busca de pessoas, 3 de transporte de vítimas e as demais de patrulhamento preventivo.